O PERIGO DO ESTRESSE



O estresse é responsável por uma série de complicações na vida das pessoas. Descubra agora como combater o estresse e ter mais qualidade de vida, com algumas mudanças simples de hábito.

O que é estresse.

Apesar da terminologia ser utilizada de maneira corriqueira para designar algo ruim, a definição de estresse não está relacionada a uma patologia médica. Os níveis de estresse, no entanto, quando se encontram elevados, demonstram a forte tendência para o desenvolvimento de complicações físicas e mentais.

Para saber como combater o estresse é fundamental conhecer as suas causas, como ele se manifesta e quais hábitos devem ser evitados. Em linhas gerais, o estresse pode ser entendido como a reação natural do corpo ao ambiente, principalmente quando se trata de um contexto diferente ou para o qual o sujeito não estava preparado.

O estresse: conheça seu inimigo para derrotá-lo!

Se todos nós estamos sujeitos a isso, porque se trata de um problema? A resposta está na quantidade de estresse enfrentada. Quanto mais você se estressa no dia a dia, menor controle tem sobre o seu corpo e mente. Chega um momento em que outros distúrbios começam a aparecer. É o caso da ansiedade e da síndrome do pânico.

Entre os principais sinais de estresse estão:

  • Falta de concentração;
  • Pensamentos distantes e conturbados;
  • Sentimento de impotência diante das situações, até mesmo as mais simples.

Em razão da falta de concentração, você perde boa parte da sua capacidade cognitiva, o que pode afetar sua coordenação motora, a qualidade do seu sono e até mesmo o seu desejo sexual. Se você estiver com um grande nível de estresse pode até prejudicar sua libido, demonstrando queda no rendimento afetivo e amoroso quando se trata de sexo.

Prejuízos causados pelo estresse.

Entre os vários resultados negativos de uma vida estressante estão o aumento dos casos de distúrbios como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Todos esses distúrbios, apesar de possuírem causas específicas, estão intimamente relacionados com os níveis de estresse. Estudos indicam que o nível de estresse e estilo de vida da pessoa determinam 60% das doenças.

Como combater o estresse na prática

Uma das formas mais eficientes de combater o estresse é através da eliminação das situações de conflito. 

Além disso, um profissional da psicologia também poderá ajudar a encontrar soluções eficazes e maneiras mais leves de se lidar com os problemas.

Evitar brigas é indicado por especialistas para controlar os níveis de estresse e ansiedade. E não estamos falando apenas de brigas graves, mas também das discussões. Não entre em conflitos que sejam desnecessários, pois eles tendem a não somar em nada em nossas vidas. Muito pelo contrário, são responsáveis pelo estresse desconforto. 


CNM Lehandro Souza

Postar um comentário

0 Comentários